quarta-feira, 14 de outubro de 2009

informativo - toxoplasmose

Estava tão preocupada com a gripe suína que me esqueci das outras doenças que podem ser prejudicial para o bebê.
A toxoplasmose é uma delas, e ela vem sem ninguém perceber, só se percebe fazendo os exames.
Eu tive suspeita de toxoplasmose, mas graças à Deus, não deu nada, só um susto, que por sinal vira meio rotina, no mundo das grávidas.
Mas até a confirmação de que era somente um susto....afffffffffffff, só minha mãe pra contar direito o desespero, né mãnheeeee...
A toxoplasmose não se pega somente de animais, ela também pode estar nos alimentos mal lavados e nas carnes cruas, por isso, os médicos proibem a ingestão de comida japonesa, carnes malpassadas...
O problema não está em casa, por que em casa você lava os alimentos, cozinha bem a carne, mas e quando você come fora....a gente nunca sabe de onde vem os legumes consumidos, a carne se é de boa qualidade....
Porém, a paranóia não dá pra existir, senão, vamos ter que ficar pra sempre na cozinha....rsrsrsr
Tirei um trecho de um livro que fala sobre a toxoplasmose à título de informação.
"A toxoplasmose congênita é uma doença infecciosa provocada por um parasita presente, entre outros alimentos, na carne malpassada. O parasita se multiplica no intestino dos gatos e pombos. A infecção pode passar totalmente despercebida ou provocar febre, fadiga, inchaço dos gânglios e dores musculares. A cura se produz espontaneamente, sem tratamento.
Transmitida por via placentária, a toxoplasmose congênita é muito mais grave, pois pode provocar distúrbios neurológicos e sensoriais no feto. É preciso acompanhar o desenvolvimento do recém-nascido contaminado, especialmente sua capacidade visual. Isso justifica o controle mensal das gestantes não-imunizadas contra a toxoplasmose. Quando os anticorpos que provocam a infecção são encontrados em seu sangue, um tratamento à base de antibióticos e corticosteróides é receitado" (Larousse da Gravidez)
Por isso, atenção nunca é demais....
Mas sem neura (é o que estou tentando fazer....rs)

4 comentários:

  1. não foi só sua mãe q vc deixou preocupada eu tbm fiquei apavorada com vc chorando a quase 500 km e eu sem poder fazer nada.........affff

    Graças a Deus passou .......mega beijos

    ResponderExcluir
  2. Silvia vó de 1ª viagem14 de outubro de 2009 às 18:18

    Minha mãe de Deus, foi um susto tremendo, ainda bem que tenho a madrinha Taty para desabafar todos os temores, sem falar na Dra. Claudia e dra. Sandra que nos deu o maior apoio, alias, mil beijos pra elas.
    Só Deus pra saber o que todos nós sentimos, mas Graças a Ele tudo já passou.

    ResponderExcluir
  3. Silvia vó de 1ª viagem15 de outubro de 2009 às 07:41

    Quero ainda agradecer a amiga da Raquel Lurdes, por ter lhe mostrado as mãos de Maria, mãe de Deus, nesta hora de tanta angustia, e, claro, todo o meu louvor a Deus por estar presente na vida de minha filha, atendendo as preces de todos: do vô Geraldo que faz a novena de Na Sra. do Perpétuo Socorro toda quarta feira, da `vó Dina que reza com tanto fervor para Mãe Peregrina, minha tia Maria e tia Cecilia que, creio, intercedem a Deus Pai por essa gestação. somente Deus para ouvir e atender a todos os pedidos nesta hora. Pela intercessão de Nosso Senhor Jesus Cristo,com o Espírito Santo, para sempre Deus seja louvado junto com Maria, Mãe Santíssima. Amém.

    ResponderExcluir
  4. Ciro tio-primo de segunda viagem15 de outubro de 2009 às 16:09

    Calma, gente! Vai dar tudo certo! Vocês desesperam a toa, ué!? É só lavar os alimentos direitinho! E continuar rezando também, que sairá tudo bem no final. Eu vou rezando daqui também, e mandando pensamentos positivos.

    (+) ó o positivo aí, gente!!!!

    ResponderExcluir